top of page

Canal (Endodontia)

A Endodontia (tratamento de Canal) é a especialidade que salva os dentes dos pacientes, portanto a sua contribuição é crucial para manter saudável os dentes, quando estes são acometidos por cáries profundas ou alguma patologia mais séria.

A especialidade Endodontia evoluiu muito nos últimos anos, pela presença de novas técnicas, pelos lançamentos de equipamentos de última geração, pelos materiais oriundos dos avanços tecnológicos, tudo isso já disponível para ser utilizado para todos os pacientes.

Quando utilizados por profissionais habilitados, o tratamento é executado com muito mais rapidez e maior precisão obtendo resultados diferenciados nos tratamentos de canal, para os pacientes o benefício é traduzido em conforto, segurança e rapidez na execução deste tipo de tratamento.

O tratamento de canal acontece na maioria das vezes de forma muito tranquila e previsível na nossa rotina do dia a dia.  Utilizamos os mais modernos equipamentos como por exemplo, a utilização de sistema rotatório, ultrassom e localizador apical (instrumento de precisão que localiza e limpa todo o espaço ocupado pela polpa do dente) para garantir um tratamento seguro, com o objetivo de sanar a infecção. 

Com os modernos equipamentos conseguimos realizar a técnica de tratamento endodôntico em sessão única, garantindo a todos os nossos pacientes uma otimização de tempo muito grande. 

Quais são as causas que provocam a necessidade do tratamento de canal?

A alteração e morte da polpa do dente pode ser causada por cáries profundas, traumas dentais e fraturas da coroa do dente ou restaurações profundas infiltradas. A presença e proliferação de bactérias na polpa leva a infecção, e essa pode se estender até a ponta do dente, causando destruição do osso adjacente e formação de pus, quando não tratado.
Obs: Tratamentos de canal mal realizados, ou em dentes que permaneceram abertos por longos períodos após a conclusão do canal, podem voltar a infeccionar. Nesses casos, é preciso realizar um retratamento do canal.

Como saber se preciso de tratamento de canal?

Os sinais e sintomas que podem surgir devem ser avaliados e acendem um alerta. A presença de um ou mais sintomas podem sugerir a necessidade de tratamento de canal, e são eles:

• Dor forte e espontânea, de longa duração na região do dente, que pode piorar na mastigação.
• Inchaço na região ao redor do dente, com ou sem a presença de pus (Abscesso).
• Dente sensível ao toque
• Edema na face
• Dentes com cavidade e ou restaurações grandes, no local da dor/edema.
• Em casos de infecção, esta pode estar acompanhada de febre e mal estar.

Na presença de qualquer um desses sintomas, ou em caso de dúvidas, o paciente deve se dirigir ao dentista com urgência.

Como é feito o tratamento de canal?

Etapas:

• Pimeiramente a região é anestesiada e, após a eliminação da dor, é feita uma abertura na parte superior do dente para permitir a remoção da polpa comprometida .
• Após remoção da polpa, os canais são alargados com lima e irrigados com solução bactericida, para remover as bactérias presentes nas paredes do canal.
• Depois de limpos e desinfetados, os canais são preenchidos com material obturador, e este sela a comunicação dos canais com o ambiente bucal, impedindo a entrada de novas bactérias.
• Em seguida o paciente é encaminhado para o clínico, para que seja feita a restauração da cavidade formada no dente.

O tratamento de canal é definitivo?

Sim. O tratamento de canal quando corretamente realizado, seguindo o protocolo e técnicas corretas, é feito para resolver definitivamente o problema.

Eu fiz o tratamento de canal no dente. E agora?

Após o tratamento de canal a inflamação e/ou infecção foi resolvida. Porém, o dente não pode ficar aberto. Existem duas opções de tratamento indicadas após o término do canal:
• É feita uma restauração definitiva. Nesse caso, a cavidade é restaurada definitivamente com resina composta, e a forma e função do dente é devolvida.
• Nos casos de dentes com cavidades muito amplas com perda dental extensa, o dente se encontra bastante fragilizado e pode ser indicado uma coroa cerâmica. Esse procedimento lança mão de um pino cimentado dentro da raiz, e isso aumenta a resistência e durabilidade do dente.

É verdade que o dente com tratamento de canal fica fraco?

Não é verdade. O dente com tratamento de canal é um dente como qualquer outro. O que acontece na maioira das vezes é que o dente quando chega ao ponto de necessitar de um tratamento de canal já apresenta estrutura dental bastante destruída, e isso pode levar à fraturas. Apesar disso, quando bem diagnosticado e bem indicado o tratamento para cada caso, ele apresentará longevidade e desempenhará as suas funções estéticas e funcionais de maneira bastante satisfatória.

bottom of page